A porrada acabou sepultando o enésimo tentativa de modificar uma das leis de estatuto pessoal mais progressistas do Oriente médio. O Parlamento iraquiano refutou uma reforma que abria a porta para o casamento de moças de 9 anos, contra um fio de opiniões dentro e fora do nação árabe. O comité dos direitos da mulher do Hemiciclo foi bloqueado por uma iniciativa que, caso aprovado, tivesse concedido vastos poderes para as autoridades religiosas de qualquer um dos credos que compõem a ainda diversificada sociedade iraquiana.
Belkis Wille, pesquisadora da Human Rights Watch no Iraque, em um comunicado divulgado neste domingo. A lei que os setores mais pacatos procuram liquidar está em validade desde 1959 e é uma das mais avançadas da localidade. Não obstante, o juiz poderá autorizar a ligação com 15 anos em casos de “urgência”.
A norma que continua em vigor também proíbe os casamentos forçados; limita-se a poligamia e garante os direitos da mulher pela separação, guarda dos filhos e da herança. A polêmica reforma que foi enfim abandonada -entre censuras da ONU e da comunidade internacional – foi proposta por membros de numerosos partidos xiitas, entre eles, a formação a que pertence o atual ministro da Justiça.
Um de seus postagens mais controversos estabelece que “se permitem os contratos matrimoniais entre os fiéis das seitas sunita e xiita de acordo com sua fé. Serão levados a cabo pelos juristas desse credo”. Os nove anos é uma figura carregada de simbolismo pra alguns seguidores de Maomé, que insistem em que a esposa do profeta tinha tal idade.
A rejeição colhido no Parlamento, no entanto, não fecha o horizonte a futuras propostas. Efetivamente, corporações de direitos das mulheres locais temem que o projeto retorne a aparecer em vésperas de eleições parlamentares previstas para o próximo mês de maio.
Yanar Mohammed, presidente da Organização para a Liberdade das Mulheres no Iraque, que teme, também, que possam somar alguns deputados sunitas desejosos de dotar os clérigos com mais autoridade nas vicissitudes da vida diária. Sua angústia está baseada nas tentativas anteriores e da conjuntura política, com as hostes do autodenominado Estado Islâmico forçados a abraçar a insurgência e os kurdoiraquíes sofrendo as consequências de um referendo de liberdade que lhes foi isolado.
A elite xiita que governa o país desde a invasão americana de 2003, já atuou em algumas duas intentonas anteriores. Em 2004, o Governo amagó com o título do texto e reverter a colocar tribunais religiosos, todavia os protestos dos grupos sociais frustrou o movimento.
- 3 Lista de episódios
- Jun.2009 | 02:Trinta e três
- seis de março de 2018, às 20:00
- Porto de Buenos Aires (2009)
- As histórias que contam, em teu livro são anônimas
a propósito, podes me chamar de Jango. Spoiler Usar suas habilidades de Força para captar se há alguém no interior do caminhar franco e memorizado a presença de duas pessoas. Uma está bastante nervosa, contudo a segunda é bem mais. Porém, rejeitar se encontrariam armadas ou não, mas seu instinto lhe diz que você não precisa baixar a guarda.
De repente, o teu comunicador recebe uma mensagem de BB-5, o qual neste momento se inscreveu pra próxima corrida de swoops. Ademais, se informa de que a mensagem de Oslon foi enviado por intermédio do palácio do governador de Cato Neimoidia, um dos principais apoios dos sistemas separatistas.