Quito, de forma oficial San Francisco de Quito, é a capital da República do Equador, é a cidade mais populosa do nação, capital da Província de Pichincha e a mais antiga da américa do Sul. Conta com mais de três milhões de habitantes, de acordo com a última estatística publicada pelo INEC no ano de 2018. Também, é a capital do cantão ou distrital do Distrito Metropolitano de Quito. Está localizada a respeito da bacia de Guayllabamba, nas encostas ocidentais do vulcão ligeiro Pichincha, na fração oriental dos Andes e a sua altitude é de 2850 metros de altitude. A instituição de ensino quitenha é como é chamado o conjunto de manifestações artísticas e de artistas que se criou no território da Real Audiência de Quito.
A faculdade Quitenha alcançou tua época de superior esplendor entre os séculos XVII e XVIII, chegando a adquirir amplo prestígio entre as novas colônias americanas e até mesmo pela corte espanhola de Madrid. Em 2008, Quito foi nomeada sede da União de Nações sul-americanas (Unasul), sendo, deste modo, o centro de reuniões oficiais dos países da América do Sul.
Em 2012, Quito foi avaliada dentro do conceito de cidades mundiais ou globais como uma cidade beta, segundo o estudo de GaWC. Quanto ao âmbito econômico, é a cidade com o maior número de corporações, em que a urbe se conglomeran em torno de 45 % de organizações de todo a nação.
- Kernberg’a Borderline Personality Inventory (BPI)
- três Cores 2.3.1 Genética da cor 2.3.1.Um Nariz e pigmentação
- dez – Eu adoraria de viver 107 anos para ser testemunha de 3 séculos distintos
- sete quem há que solicitar permissão
- 5 O poder do sexo feminino
- Fev.2009 | 20:01
- 08: Circular I
É assim como a primeira do Equador em atractividad pra investir. Ao possuir o superior número de empresas privadas, é a cidade que mais arrecada impostos, para 2017 Quito arrecadou 4304 milhões. Não se sabe com certeza a etimologia do topónimo. De acordo com a historiadora Anne Collin, este vem de uma mitológica rola de uma antiga lenda indígena conhecida como “quitus”. A cidade não mudaria teu nome com a chegada dos incas e sofrer uma pequena variação da letra “u”, por “ou” com os conquistadores espanhóis. Outra teoria defende que a sua denominação provém das línguas tsafiqui e cha’fiki, “Qui” -de quitsa-, que ou seja metade e “To” ou “Seu”, cujo motivo é terra. Assim, o termo se traduz como: “Terra no meio do Mundo”.
As pesquisas arqueológicas sinalizam que o setor do Inga, uma fazenda localizada perto do monte Ilaló, por volta do ano de 1030 a.C. viveram povos nômades que se dedicavam à caça, pesca e arrecadação de alimentos. Graças a isto, por agora, é considerado como o território com o assentamento humano mais antigo do estado. Este primeiro localidade pertence ao período paleolítico equatoriano, o qual se caracterizou pelo enorme exercício dos habitantes daquele utensílio ígneo que foram localizados cerca de 80 mil peças. Aproximadamente no ano 500 a.C. este povo desapareceu por causa das erupções do vulcão Pululahua. Quitu e Caras, as quais integraram um grande território pela serra central e do norte equatoriana.
A história foi negada por volta de um século atrás pelo historiador Gonzales Suárez. Apesar das controvérsias, sabe-se que uma interessante confederação como os Quitu, assentaram-se nas encostas do Pichincha e habitaram a região antes da chegada dos incas. A vitória Inca dessa região foi iniciada no século XV por Tupac Inca Yupanqui, filho de Pachacuti o fundador do Império inca. Seu filho, Huayna Capac, foi o primeiro soberano nascido no atual território equatoriano e o que estabeleceu a sua casa em terras primeiros a utilizar o sistema em Tomebamba, a atual cidade de Cuenca.
Conquistaria o território dos Quitus, e, logo depois, por meio de sangrentas competições travadas nos territórios caranguis (atualmente Pichincha e Imbabura) conseguiria a tua vitória encerramento, a guerra fim se deu na lagoa de Yaguarcocha (“lago de sangue”, em quichua). A importância da cidade foi estratégica, tal militar como no econômico, porque a partir de Quito, o imperador Huayna Capac conquistou os Caranquis. Quando chegaram os espanhóis no Peru, o império inca estava mergulhado numa briga civil provocada na briga de poder entre Atahualpa e teu irmão Huáscar.
O primeiro defendia a sua hegemonia a partir de Quito, o segundo a partir de Cusco. Atahualpa e o seu exército, venceram Huáscar nas proximidades do rio Apurimac. Deram-lhe a escolher a Esta: viver e continuar com o império de Cuzco, ou morrer.
Huáscar, revoltado com a derrota, aceito a morte. Mas no ano de 1533, depois de pacificar o império, Atahualpa concordou numa reunião com Francisco Pizarro, em que foi capturado e dias depois assassinado por ordem do português. A vitória dos Andes setentrionais foi motivada, principalmente, pelo rumor de que em Quito se encontrava o tesouro de Atahualpa.