Missa Solemnis (Beethoven) 1

Missa Solemnis (Beethoven)

A Missa solemnis em ré superior, op. 123 foi composta por Ludwig van Beethoven entre 1819 e 1823. Escrito quase ao mesmo tempo que a tua Nona sinfonia, é o segundo acordo de missa de Beethoven após a Missa em dó maior, op. 86. A obra é dedicada ao Arquiduque Rudolf da Áustria, nomeado pela data arcebispo de Olomouc. Sua estreia ocorreu no dia sete de maio de 1824, em São Petersburgo, ante os auspícios do patrono de Beethoven príncipe Nikolai Galitzin. O respectivo compositor dirigiu o 7 de maio de 1824, em Viena, uma visão incompleta, que incluiu Kyrie, Credo e Agnus Dei.

Em geral é considerado um dos maiores sucessos do compositor. Junto com a Missa em si pequeno de Bach, são as missas mais consideráveis do tempo da prática comum. O maestro Wilhelm Furtwängler retirou esta obra de seu repertório, em razão de alegou ser incapaz de comprar um resultado que fizesse justiça à mensagem e a da grandeza, a que considerava as espetaculares obra de Beethoven.

A missa foi inventada para a posse como arcebispo de Olomouc do Arquiduque Rudolf da Áustria, que era filho do imperador Leopoldo II e o aluno insuficiente aplicado, de Beethoven em composição e piano. Beethoven começou a compor tua Missa Solemnis em 1818, aos quarenta e oito anos de idade, no momento em que sua surdez era quase total e a sua solidão cada vez superior.

  • à esquerda, sua catedral, Arthur, em “Os profetas do ódio”, Capítulo V, Ed. Trafac, 1957
  • Os artistas Liu Bolin (n. 1973) e Zhang Dalí (n. 1963) no Macba
  • Assegura que os socialistas precisam levar o programa a cessão de toda a rede ferroviária
  • 26% das vendas europeias podem ser atribuídas a produtos do Grão-Ducado

A peça é contemporânea da Sonata Hammerklavier, a Nona sinfonia e as 3 últimas sonatas pra piano. De acordo com Bruno Walter, esta é uma época de excepcional gravidade, em que o compositor alemão se vê sugado pra profundezas e abismos de teu próprio ser.

Inicialmente iria ser lançado em nove de março de 1820, porém não foi concluída a tempo. A obra foi estreada em 7 de maio de 1824, com uma realização parcial próximo com a Nona sinfonia. A versão definitiva só se conheceu por completo em 1830, após tua morte. Os direitos da obra foram comprados por 600 florins, e anos depois, quase 200 editores solicitaram cópias da mesma por 50 ducados cada uma. Esta obra não é muito tocada ao vivo em razão de a sua complexidade pros cantores do coro é extrema. A realização de música sacra, música de Beethoven não é muito extensa, sendo as tuas obras mais conhecidas, o oratório Cristo no monte das oliveiras (1803) e a Missa em dó maior, op.

86 (1807) encomendada pelo príncipe Esterházy. Esta última é a primeira obra simultaneamente sinfônica e coral do compositor alemão, estilo que vai encontrar o teu ponto culminante pela Nona sinfonia e a Missa Solemnis. Sinfônico coral nunca quer dizer operístico, em Beethoven, que sentia desapreço pelo curso que a música sacra tinha tomado e considerava que só a música dos velhos mestres (Palestrina, Bach, Händel) poderia expressar um sentimento religioso honesto.

todavia, não foi imitando a esses mestres, nem ao menos recorrendo a suas duas obras sacras prévias, como resolveria a composição dessa peça. Beethoven objetivava construir um modo moderno e de fato religioso, e o teu gigantesco gênio lhe permitiu o sucesso dessa corporação.

Escreveu a quota coral em um tipo comparável ao de Händel ou Palestrina, acompañándola com uma escrita sinfônica como automóvel e não um mero suporte harmônico para os textos latinos. Por outro lado, a reflexão sobre o sagrado excede os limites de um credo particular, convertendo-a muito mais adequada pra sala de concerto para a igreja. Isso é evidente, tais como, pela espaçoso tensão ao longo de toda a obra.