O Evangelho de Mateus (em grego Κατὰ Ματθαῖον εὐαγγέλιον, Kata Mattháīon evangélion) é um dos 4 Evangelhos do Novo Testamento. Foi escrito tendo em mente a uma audiência judaica, o qual contém muitas fontes às profecias do Antigo Testamento que Jesus cumpriu.
Contém, ao menos, 129 citações ou alusões ao Antigo Testamento. O propósito de Mateus era evidenciar aos judeus que Jesus era realmente o Messias que em tal grau tinham esperado. Os evangelhos são tradicionalmente impressos com Mateus, primeiro visto que todas as listas primitivas que existem os evangelhos colocam como o primeiro (tradição recolha e defendida). É seguido por Marcos, Lucas e João, em tal ordem. A dificuldade é que o Evangelho de Mateus que conhecemos é bem mais que uma descomplicado coleção de ditos de Jesus, e que sua língua original, definitivamente, não parece ser o hebraico ou o aramaico.
Esse problema seria explicado pelo acontecimento de que a frase usada por Papias para referir-se a “esses” é “logion”, que escritores contemporâneos a Papias utilizavam referido em tal grau a estes como aos dados. Entretanto, a vasto maioria dos afirmações atuais sinalizam que, presumivelmente, este livro seja obra de um autor desconhecido que usou para a sua composição tradições ou documentos anteriores.
Os destinatários do livro de Mateus foram, principalmente, as comunidades judaico-cristãs, como mostra a profusa utilização de trechos do Velho Testamento para expor Jesus como o Messias. A questão da datação depende em vasto quantidade de quem seja o autor.
Além do mais, no mesmo texto há dois indícios de que Jerusalém havia sido destruída por Tito (70 d. C.). No que diz respeito às datações mais tardias, santo Inácio de Antioquia neste instante conhecia este Evangelho (bem que não o menciona, é o que cita em suas obras). Dessa forma, coloca-se a tua composição antes do término do s.
- Retire o montante
- Dentes brancos
- 2 Interesses empresariais
- 15 de junho: Aliona Kanysheva, patinadora artística russa
- costuma-Se limpar com álcool, o que faz com que as bactérias cresçam de forma acelerada
- seis Anos 2000 em diante
As datações mais antigas (J. Outros autores como N. Geldenhuys, Gerd Theissen, B. H. Young, R. A. Guelich contestaram em prol de julgar que a profecia a respeito da destruição de Jerusalém foi praticada antes de suceder. Campo do Oleiro, como território de sepultura pros forasteiros. John McKenzie observou que Ireneu de Lyon, foi o único dentre os escritores primitivos, que recomendou uma data de redação. Apresentou a constituição do Evangelho de Mateus como contemporânea da pregação de Pedro e de Paulo de Tarso, em Roma, ou melhor, antes do ano 67. Esse dado não poderá ser verificado.
Se esse evangelho foi escrito depois do ano setenta d. C, há boas razões para raciocinar que foi escrito fora da Palestina. Vários pesquisadores sugerem Antioquia da Síria, uma cidade em que o cristianismo judeu e o gentio, uniram-se e misturaram-se, e em que as dúvidas ao redor da ligação entre o evangelho e a lei foram porventura afiadas.
O instrumento exclusivo do Evangelho de Mateus explica melhor supondo que foi tirada diretamente das tradições palestinenses; isto poderia ter sido possível, pela Síria. A isto se soma que se considera viável que a comunidade de Mateus tenha sido expulsa do judaísmo pelos rabinos de Yamnia (Iamnia/Yavne) por intervenção de uma proscrição chamada birkat hammînîm (ca.
Isto explicaria as duras polêmicas que aparecem em Mateus 23:1-36, que são considerados contra os rabinos do Yamnia. O de Mateus é o que mais rodadas de porte ditongos fornece os 4 evangelhos canônicos. Mt 1,um – Utiliza indevidamente a frase bíblia (livro) pra se referir a uma tabela genealógica. Parece traduzir o termo semítico sefer.